O último torneio classificatório do Campeonato Pernambucano de Futebol de Mesa aconteceu no final de semana 05 e 06 de outubro na sede da Federação, localizada na capital pernambucana.
Assim como no torneio anterior, a competição contou com 22 técnicos, que mais uma vez mostraram equilíbrio nas mesas.
A Associação Aliancense foi representada por quatro botonistas: Ansellmo, Eliston, Ribeiro e Belletti, e mais uma vez consegue chegar à final de um torneio.
Ansellmo, Ribeiro, Ton e Belletti |
Após um bom período de treinamentos, Ton coloca seu bom jogo em prática na Copa Pernambuco, chega a final do torneio, mas não consegue largar a sua sina dos vices campeonatos.
Em oito partidas jogadas, Ton venceu quatro, empatou três e perdeu uma única partida. Atingiu um aproveitamento de 62,5%, e classificou como o quarto melhor técnico ao Octogonal Final.
Crescendo a cada dia Ton precisa agora manter seu bom desempenho também nas partidas decisivas, para que possa vir a brigar pelo título do Estadual, após ter conquistado mais dois pontos para o Octogonal.
Ton Vice-campeão recebendo seu troféu das mãos de Ribeiro |
Não foi desta vez que Ansellmo conseguiu mais um título para abrir uma vantagem ainda maior no Pernambucano. Mostrando um futebol de mesa seguro, chegou até as semifinais com cinco vitórias e um empate, desempenhando a melhor campanha da Copa Pernambuco.
No entanto no clássico aliancense na semifinal, Ton fez um excelente jogo reverteu a vantagem do empate e derrotou Ansellmo por 1x0, o que deixou o líder do pernambucano com a 3ª colocação, conquistando mais 1 ponto importante para o Octogonal Final.
Ansellmo 3° Colocado |
O ano não foi nada bom para o atual campeão pernambucano. Ribeiro não consegue repetir as boas campanhas da edição anterior, caí na primeira fase do último torneio classificatório, perde um jogo extra por 2x0 para Bruno, concorrente direto a última vaga do Octogonal e dar adeus de forma precoce ao Pernambucano 2013.
O equilíbrio no futebol de mesa de nosso Estado faz com que resultados como esses possam acontecer. São muitos técnicos em um mesmo nível, o que proporciona emoção do início ao fim. E com isso, o VI Benão é o último torneio do ano para que Ribeiro possa conquistar algo na temporada 2013.
Outro representante aliancense foi Belletti, que passou de forma tranquila para segunda fase vencendo dois jogos do seu grupo. Na segunda fase perdeu o clássico local para Ton pelo placar de 3x0, e quando estava vencendo André pelo escore de 1x0, bobeou no jogo a 3 minutos do fim, permitiu a surpreendente virada, e deixou escapar a classificação ao mata-mata.
Isso mostra que apesar do bom jogo e da boa evolução no futebol de mesa, ainda necessita de mais treinos para que possa a cada dia amadurecer e consequentemente ir ganhando experiência.
Após a realização do último torneio classificatório, a Associação Aliancense está na briga pelo título Estadual com os botonistas Ansellmo e Ton.
Com uma pequena vantagem Ansellmo ainda lidera a competição e entra como o melhor classificado ao Octogonal Final. No entanto a parada deve ser muito dura, pois Euclides está bem próximo na classificação, e Normando, André, Ton e Layette com totais chances de ser o campeão. Correndo por fora Carlos Alberto e Bruno, tentam surpreender pela distância que se encontram dos líderes.
Segue os oito melhores classificados ao Octogonal Final e suas respectivas pontuações:
1. Ansellmo (13 pts. de conquistas)
2. Euclides (10 pts. de conquistas)
3. Normando (7 pts. de conquistas)
4. André e Ton (6 pts. de conquistas)
6. Layette (4 pts. de conquistas)
7. Carlos Alberto (2 pts. de conquistas)
8. Bruno (0 pt. de conquista).
A decisão do campeonato acontecerá nos dias 9 e 10 de novembro.